segunda-feira, 28 de junho de 2010

Tutorial de como criar jogos no MMF2 parte 1

MMF2: Frame Editor



Olá, aqui vou explicar como criar games no Multimedia Fusion 2. Por primeiro clique aqui para baixar o programa se ainda não possui ele. Este tutorial servirá para games de aventura e ação.

Depois instale ele e abra, clique em "File" e depois em "New", aparecerá uma tela, lá mostra todos os mapas criados. Clique duas vezes onde está mostrando o primeiro mapa que cujo ainda possui o nome: "Frame 1".
Depois disso aparecerá uma tela branca, esse será o lugar do seu primeiro mapa, clique UMA VEZ em "Frame 1", em baixo aparecerá as opções do mapa. Size= colocar o tamanho do mapa, em background color você pode mudar a cor do primeiro frame.
Depois de ter configurado o primeiro frame do jeito que quer clique duas vezes na tela do seu mapa, aparecerá um tela dizendo para colocar um objeto, desça até achar "Active" e clique duas vezes, escolha o lugar onde que ele irá aparecer e você verá o seu personagem.
Clique duas vezes nele para modificar o personagem. Se você quiser fazer mais frames do personagem no estado parado, vá em baixo em frames e clique no primeiro e copia ele com Ctrl c e depois v para criar o segundo frame.
Agora clique uma vez nele e você verá que também aparecerá as opções dele em baixo dos mapas, clique em um cara correndo e clique em "Type" está mostrando uma imagem escrito "STOP", clique na imagem e selecione o movimento "Platform" que tem uma imagem de uma escada levando para uma parede.

MMF2: Selecting a Movement Type


Em baixo aparecerá as opções dele como: gravidade, aceleração, desaleração, etc. Agora faça o mesmo de antes, faça um outro "active", ele será o chão onde você pisará. Clique duas vezes no novo active e desenhe um chão, coloque debaixo do personagem e se quiser pode até fazer cópias dele com Ctrl c e v.
Agora vamos programar para o seu personagem pisar no chão. Aperte Ctrl+E ou vá em cima e clique em um um monte de quadradinhos em uma figura que se colocar o mouse em cima aparecerá: "Event Editor". Aparecerá isso:

MMF2: The Event Editor

Clique em "New condition" e clique no seu personagem com o botão direito do mouse, depois clique Collisions e clique em another object, e clique na sua plataforma. A janela fechará e depois clique em algum desses quadradinhos, aparecerá um computador escrito" Insert your action here" e clique nesse computador, aparecerá a mesma tela de antes e clique no seu personagem e depois clique em movement, depois em Stop. A janela se fechará, agora aperte Ctrl+M ou clique em um quadradinho que aparecere após o mouse ficar em cima: "Frame editor".
Agora clique duas vezes na tela novamente e ali do lado clique em "games" e clique em "Score", selecione novamente onde aparecerá. Depois clique duas vezes na tela, clique em games e faça as vidas (se você quiser da para fazer de outro jeito, mas explicarei em outro tutorial mais avançado).
Agora vem uma coisa opcional, se você quiser fazer os anéis clique duas vezes na tela e faça outro active, faça ele em formato de um anel e depois abra novamente a opção dos eventos, clique em new condition e clique em collisions e clique em another object denovo e escolha o seu anel, clique em um dos quadradinhos a frente de seu novo evento, clique no computador ou na descrição, depois clique com o botão direito do mouse no anel e depois clique em "Destroy".
A janela fechará e depois clique na tela branca com o botão direito do mouse e coloque insert, depois clique em uma mão mechendo em um controle com o botão direito do mouse, va em score, depois add to score e coloque 1.
Agora você ja criou os seus anéis, agora você mecherá com suas vidas, crie um novo active e depois va nos eventos e clique em new condition e aperte o com o botão direito do mouse, vá em Collisions e depois another object e clique no seu inimigo.
Agora clique nos quadrados a frente da sua nova ação e clique no computador ou na descrição e clique com o botão direito do mouse no seu personagem e depois vá em Position e depois em Set position e coloque no inicio da faze onde começa, e depois clique com o botão direito na tela onde você colocou o evento de voltar para o começo, clique em insert, clique na mão onde está mechendo no controle, depois em set lives, depois em "Subtract from number of lives e coloque 1.
Ainda não sei fazer direito como matar o seu inimigo então postarei em outro tutorial.
Volte para os eventos e clique em new condition e depois clique em nas suas vidas na tela, depois em Pick or count, depois em "Have all lives destroyed" e depois clique nos quadrados em frente a sua ação, clique no computador ou na descrição, clique com o botão do mouse direito no cavalo de xadres, agora você decide se quer colocar "Restart application" ou "End of application".
Agora para testar seu nivel você deve estar na tela do seu mapa ou nos eventos, aperte F8 para começar desde o primeiro mapa, aperte F7 no mapa em que você estiver mechendo.
Se tiverem alguma duvida sobre isso envie para andreluiz-donk@hotmail.com ou comente ou avise no chat.
E é so isso, see ya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário